Texto realizado em parceria com a empresa de inteligência de dados Humanizadas.
As mudanças climáticas terão impactos sobre todos os aspectos da vida no planeta. Governos, empresas, investidores e sociedades precisarão desenvolver resiliência e adaptar-se rapidamente a uma nova realidade. A pesquisa “Melhores Para o Brasil”, da Humanizadas, revela que empresas com práticas de responsabilidade socioambiental não só são mais resilientes, mas também mais rentáveis.
Dados recentes mostram que as “Melhores Para o Brasil” (MPB) são 70% mais rentáveis que o IBOV (280% vs. 165%) e 375% mais rentáveis que o ISE (280% vs. 59%) em dez anos (Mar/14 a Mar/24). A Inteligência Artificial (IA) tem um papel crucial na capacidade das empresas de tomar decisões mais ágeis e eficientes, gerando retorno financeiro, reduzindo riscos e criando impacto positivo.
Dr. Pedro Paro, CEO e fundador da Humanizadas, comenta: “Os resultados da pesquisa mostram que as empresas que priorizam a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental não só ajudam a mitigar as mudanças climáticas, mas também ganham uma vantagem competitiva significativa. Ao atenderem às reais demandas e necessidades dos diferentes públicos, essas empresas se tornam mais resilientes e inovadoras. Elas conseguem engajar melhor colaboradores e clientes e manter um compromisso superior com práticas socioambientais responsáveis. Isso reduz riscos, aumenta a eficiência e a resiliência, resultando em maior rentabilidade.”
Já o especialista em GRC e ESG, Claudinei Elias, CEO da Ambipar ESG, que foi painelista durante o evento de lançamento da pesquisa, explica o porquê essas empresas que adotam práticas de responsabilidade socioambiental transcendem o papel tradicional dos negócios, alinhando lucro com propósito. “Elas não apenas gerenciam melhor seus riscos e lidam eficazmente com crises, mas também têm uma visão de longo prazo focada na perpetuidade. Ao engajar profundamente com suas comunidades e adotar um compromisso genuíno com a sustentabilidade, essas empresas se destacam pela inovação e resiliência”, diz.
Além disso, o executivo completa dizendo que, ao olhar para a tecnologia e a inteligência artificial, as companhias garantem um desempenho superior e sustentável ao longo do tempo. “Este enfoque não só mitiga riscos, mas também promove a eficiência e a rentabilidade, estabelecendo um novo padrão de liderança e excelência no mundo corporativo”, conclui Elias.
Diferenciais Competitivos
Além de retorno financeiro superior, as “Melhores Para o Brasil” demonstram:
- 235% maior Capacidade de Inovação (87% vs. 26%)
- 230% maior Diversidade, Equidade e Inclusão (89% vs 27%)
- 170% maior Comprometimento com a Sustentabilidade (88% vs. 33%)
- 155% maior Engajamento dos Colaboradores (83% vs 33%)
- 101% maior Engajamento dos Clientes (82% vs 32%)
Essas empresas adaptam-se melhor aos desafios sociais e ambientais, criando ambientes de trabalho inclusivos e transparentes. Investidores, consumidores e colaboradores são atraídos por suas práticas responsáveis e sustentáveis.
Fatores que Impulsionam a Rentabilidade
Engajamento dos Colaboradores: Ambientes de trabalho transparentes e de confiança aumentam a produtividade e a inovação, fortalecendo a posição das empresas no mercado.
Inovação e Adaptabilidade: A colaboração com diversos stakeholders estimula a inovação e a adaptação às mudanças do mercado, beneficiando comunidades locais e fortalecendo a sustentabilidade financeira.
Fidelização de Clientes: Empresas que geram valor para todos os stakeholders constroem uma forte reputação, fidelizando clientes e impulsionando a receita.
Reputação e Responsabilidade Socioambiental: O compromisso com práticas responsáveis e sustentáveis atrai investidores, consumidores e colaboradores, reforçando a reputação da empresa e impulsionando o crescimento econômico.
Compromisso com a Sustentabilidade e Combate ao Greenwashing
A Humanizadas utiliza uma metodologia científica de Ratings de Sustentabilidade para avaliar práticas sustentáveis e mapear a percepção dos stakeholders sobre as empresas. Isso combate o greenwashing ao basear-se em avaliações independentes, refletindo as reais demandas dos públicos.
“Avaliamos não apenas a viabilidade financeira, mas também como as empresas são vistas por colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades,” afirma Pedro Paro. “Medimos a implementação prática de missões e valores, ajudando na tomada de decisões mais informadas de negócio e investimento.”
Empresas comprometidas com a sustentabilidade engajam melhor, inovam mais e são mais sustentáveis a longo prazo. Soluções de Inteligência de Dados são cruciais para decisões ágeis e responsáveis, alinhando retorno financeiro a impacto positivo. “As empresas brasileiras precisam se alinhar a um movimento global por mudanças profundas. Conselhos e executivos engajados são essenciais para adaptação e sustentabilidade,” conclui Paro.
Para mais informações sobre a pesquisa e seus resultados, visite www.humanizadas.com ou entre em contato com contato@humanizadas.com.