As empresas sempre estiveram sujeitas a diversos riscos, porém, nos últimos anos, eventos como a pandemia da covid-19 e as guerras no oriente aceleraram mudanças históricas em todos os sentidos. Os riscos globais se multiplicaram, e hoje o mundo convive com uma mescla dos problemas antigos e dos novos, como: crise econômica, aumento do custo de vida, tensões geopolíticas, mudanças climáticas e ameaças cibernéticas.
Pensando na urgência de as empresas se atentarem ao tema, a Ambipar ESG (empresa provedora de todo o Ecossistema ESG, unindo tecnologia de ponta em governança e gestão de riscos), em parceria com a MIT Sloan Review Brasil, está lançando o e-book: “Gestão de Riscos – aprendendo a lidar com um futuro cada vez mais incerto”. O documento, que possui mais de 25 páginas, apresenta uma análise dos principais riscos que afetam as organizações, estratégias para construir uma inteligência de riscos e os principais pontos de atenção para os líderes.
Segundo o especialista em cibersegurança, ESG e GRC, Claudinei Elias, Partner e CEO Global da Ambipar ESG, o material foi criado para ajudar as lideranças a traçarem estratégias diante desse cenário, que está cada vez mais incerto, usando a gestão de riscos como uma aliada na geração de vantagens competitivas.
O especialista também ressalta que para encarar todos esses riscos, é preciso trabalhar de forma proativa e preditiva. “As organizações não podem mais ficar no backstage fazendo apenas um processo de compliance, que, às vezes, é malfeito e não considera todas as frentes. É fundamental trazer a gestão de riscos para uma visão estratégica, olhando essas três grandes categorias. O board tem papel fundamental de entender e estruturar a gestão de riscos de forma sistêmica nas organizações”.