A Bravo GRC, empresa de tecnologia e consultoria especializada na implementação de soluções de Governança, Gestão de Riscos corporativos e ESG, está lançando o guia “A evolução do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e sua aplicabilidade”, com apoio da B3, a bolsa do Brasil.
O estudo é o terceiro volume do Guia ESG da Bravo — clique aqui para acessar os nossos Guias 1 e 2 — e é resultado de uma profunda pesquisa realizada pela Bravo Research, braço de pesquisa e inteligência de mercado da Bravo GRC.
Clique aqui para baixar o guia
O ISE B3 foi criado em 2005, com o intuito de ser um indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. Desde então, o Índice passou por diversas atualizações, acompanhando as mudanças do mercado mundial, em especial relacionadas ao aumento da conscientização geral acerca das práticas ESG.
O ISE da B3 tem um papel fundamental para as empresas de capital aberto, além de apoiar investidores em suas estratégias de investimento, através da divulgação de práticas e do desempenho ESG de empresas listadas que participam do processo do índice como elegíveis. “Estamos vivendo um momento histórico de transição do nosso modelo de produção, consumo e capitalização. Devido a esse processo, fica muito difícil para os investidores entenderem quais são as práticas ESG das empresas, quais dessas práticas são realmente efetivas e é nesse ponto que os Índices, como o ISE, são fundamentais”, explica Claudinei Elias, CEO e fundador da Bravo GRC.
O guia desenvolvido pela Bravo conta a trajetória do ISE B3 sob o contexto da história de outros índices de práticas ESG, além de traçar a evolução do questionário em si, mostrando como o formato tem mudado em consonância com o tema ESG.
“Nos últimos meses, analisamos amplamente os questionários aplicados desde a criação do ISE B3 e, a partir de cada dimensão, apresentamos uma visão dos saltos de maturidade com relação às práticas ESG, o entendimento da sua importância e a própria formulação do questionário, apontando seus destaques gerais e alguns insights importantes”, conta Suelen Silva, Head de Research da Bravo GRC.