A ISO/IEC 17067 é uma norma internacional que avalia a imparcialidade e a qualidade técnica dos organismos de certificação. A norma define os princípios e diretrizes que devem ser seguidos no processo de certificação de produtos, processos e serviços de diversos setores, bem como a certificação de sistemas de gestão.
Em entrevista à ABRAC (Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade), a diretora técnica Elaine Moreira, da Ambipar Certification — que integra a Ambipar ESG —, destaca alguns pontos sobre a norma.
Ao estabelecer requisitos claros e transparentes, a ISO/IEC 17067 garante a credibilidade das certificações emitidas, proporcionando maior confiança aos stakeholders. Algumas das exigências da norma são:
- O órgão certificador deve se comprometer com a integridade e a eficácia do processo de certificação, através da definição de políticas e objetivos, bem como do fornecimento de recursos adequados.
- A organização certificadora deve prezar pela independência e imparcialidade, a fim de garantir que sua tomada de decisões seja baseada estritamente nos requisitos estabelecidos pela norma e que não haja conflito de interesses.
- O processo de certificação deve ser claramente definido e documentado, o que inclui a análise de evidências, a avaliação de riscos e as considerações de conformidade.
- A transparência e a objetividade são essenciais em todas as fases do processo. Ou seja, a certificadora deve fornecer informações claras sobre o processo e os critérios de certificação, bem como sobre resultados de auditorias e possíveis alterações no sistema de certificação.
- O organismo certificador é responsável por identificar e gerenciar possíveis conflitos de interesse que surjam ao longo do processo de certificação. Esse ponto é essencial para garantir a imparcialidade.
Seguindo o conjunto de regras estabelecidas pela ISO/IEC 17067, a certificadora garante que o processo seja realizado com confiabilidade, consistência e credibilidade. Assim, a organização pode usufruir de um padrão de certificação globalmente reconhecido e cujo processo objetivo e transparente evita que existam dúvidas acerca do que foi certificado. Além disso, todo o processo de certificação fica disponível para consultas, garantindo sua rastreabilidade.
Dessa forma, a organização certificada por um órgão que adote a ISO/IEC 17067 pode manter a confiança do mercado e dos stakeholders na certificação obtida, que funciona como um atestado de sua reputação e credibilidade.
A especialista ainda pontua que, mais do que uma obrigação regulatória, a conformidade com a ISO/IEC 17067 demonstra o compromisso de uma organização com a excelência em sua gestão e operações e com a satisfação do cliente, além de fortalecer sua competitividade no mercado global. Portanto, a norma desempenha um papel essencial na promoção da qualidade, consistência e credibilidade das certificações de sistemas de gestão nacionais e internacionais.
A Ambipar Certification é uma organização especializada em serviços de certificação e estruturada conforme a ISO/IEC 17067. Acreditada como um Organismo de Certificação (OCP) pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), a empresa é a única com escopo de reconhecimento para gestão de resíduos com práticas de aterro zero e economia circular no Brasil.