PT EN ES

Navegando na sinergia de auditoria, risco e compliance

20 de junho de 2024
SAI360

Originalmente publicado no blog da SAI360, parceira da Ambipar ESG | Bravo GRC para tecnologias GRC.   

Auditoria, risco e compliance. Frequentemente vistos como os três pilares da governança, eles criam um framework resiliente para salvaguardar empresas. 

Vamos entender melhor: 

Auditoria envolve a avaliação de registros financeiros, controles e processos para verificar que as declarações financeiras são verdadeiras e estão em conformidade, além de oferecer transparência aos stakeholders. Além disso, a auditoria dá aos investidores e reguladores uma perspectiva abrangente do bem-estar financeiro de uma organização. 

Gestão de Riscos envolve reconhecer, analisar e mitigar potenciais ameaças aos objetivos da empresa, habilitando uma alocação de recursos eficaz e uma tomada de decisões bem-informada através de estratégias proativas e planejamento de contingência. 

Compliance envolve aderir aos regulamentos e padrões da indústria, garantir operações éticas dentro dos limites legais e salvaguardar os interesses dos stakeholders. Ademais, compliance cultiva uma cultura de responsabilidade e integridade ao implementar políticas claras, treinamentos e supervisão vigilante, apoiando a gestão de crescimento e reputação a longo prazo. 

Auditoria, gestão de riscos e compliance: uma integração perfeita 

Auditoria, risco e compliance têm semelhanças óbvias, mas trabalham juntos para garantir a estabilidade organizacional e a aderência regulatória. Aqui estão alguns exemplos que conectam os pontos: 

Treinamento e educação 

Programas de treinamento anuais, como os que abordam conflitos de interesse e códigos de conduta, garantem que os colaboradores fiquem conscientes de suas responsabilidades. 

A integração estreita de programas de treinamento e consciência situacional em tempo real proporcionam treinamento imediato, oferecendo aos colaboradores as informações que eles precisarão quando encontrarem possíveis questões, como se uma nova relação de negócios ou parceria representar um problema para a empresa. 

Monitoramento contínuo 

Requisitos de compliance ad hoc, como a atualização de conflitos de interesse, podem ser perfeitamente incorporados às análises de risco em andamento. Esta abordagem garante que potenciais conflitos sejam identificados e prontamente tratados, prevenindo que se agravem. 

Treinamentos de atualização 

Treinamentos de atualização podem ser conduzidos facilmente ao disseminar informações entre os colaboradores conforme a necessidade. Essa abordagem reforça protocolos de compliance e mantém os colaboradores engajados na manutenção de um ambiente de trabalho que esteja em conformidade.  

Como os treinamentos de atualização beneficiam os auditores 

Tenha em mente que auditores internos também precisam de treinamentos de atualização, para que se mantenham atualizados sobre metodologias e normas, garantindo que as avaliações atendam aos requisitos regulatórios.  

Atualizar regularmente os auditores sobre as melhores práticas mais recentes, tendências do setor e mudanças nas regulamentações garante que eles estejam equipados com o conhecimento necessário para conduzir avaliações minuciosas e precisas. Ao permanecerem atualizados, os auditores podem identificar potenciais áreas de não conformidade e recomendar ações corretivas apropriadas. 

Seleção de treinamentos 

Normalmente, as seleções de treinamentos são feitas por um departamento de treinamento ou de compliance, garantindo que não haja conflito de interesse. Isso significa que a pessoa que realiza a auditoria geralmente não é a mesma que seleciona o treinamento. Essa separação garante que o conteúdo do treinamento permaneça imparcial e seja escolhido com base nas necessidades da organização e nas mudanças regulatórias. 

Os treinamentos de atualização também são uma forma de avaliar riscos emergentes e vulnerabilidades em potencial. 

No que diz respeito ao compliance, os colaboradores que estão melhor preparados para manter os padrões de compliance estão mais aptos a mitigar violações de compliance e promover uma cultura de conduta ética. 

Conformidade com a privacidade e segurança de dados 

Em meio a regulamentações de privacidade de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na Europa, a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro de Saúde (HIPAA) nos Estados Unidos, e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, as organizações devem saber como gerenciar informações altamente sensíveis. É aí que a gestão de riscos entra em jogo, pois identifica os riscos de segurança de dados e o potencial impacto de violações de dados. 

Compliance entra em jogo para garantir que as regras de privacidade sejam cumpridas e que as salvaguardas sejam mantidas. 

A auditoria então garante que medidas de segurança estejam em vigor e que os objetivos de compliance e risco sejam alcançados com sucesso. 

Conclusão 

A sinergia entre auditoria, risco e compliance na indústria de compliance cria um ambiente no qual transparência financeira, mitigação de riscos e conduta ética se encontram. 

À medida que as organizações se esforçam para se manter à frente das regulamentações e dinâmicas de mercado em constante evolução, essa interconexão as orienta em direção à resiliência operacional, compliance regulatório e sucesso sustentável. 

uma empresa