Publicado originalmente na Revista RI.
O futuro da Gestão de Riscos
Riscos são parte fundamental da vida e continuarão a existir no futuro. No entanto, os tipos de riscos que enfrentamos provavelmente mudarão. Por exemplo, estamos acompanhando um aumento da exposição aos riscos associados às mudanças climáticas, ataques cibernéticos e instabilidade geopolítica.
Neste cenário, governos e empresas precisam trabalhar juntos para desenvolver novas estratégias de Gestão de Riscos. Para tal, é preciso investir e intensificar o uso em novas tecnologias, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, que possam identificar e mitigar riscos emergentes, antes que eles se tornem um grande problema.
O futuro da integridade
A integridade é essencial para construir a confiança no governo e nos negócios. No futuro, provavelmente veremos um foco contínuo na integridade como um valor fundamental. Isso será impulsionado por um crescente reconhecimento de que a confiança é essencial para a coesão social e o crescimento econômico.
Para manter a integridade, governos e empresas precisam ser transparentes e responsáveis, o que envolve a implementação de medidas para prevenir a corrupção, como fortalecer as leis antissuborno e aumentar a transparência nos processos de aquisição.