PT EN ES

Do subjetivo ao realizável: métricas e indicadores ESG

15 de setembro de 2021
Bravo ESG

Por vezes, podemos ter a sensação, incluindo lideranças C-level, de que o tema ESG é intangível, impalpável, que é externo ao que se define como o negócio de atuação da organização. Precisamos eliminar este incômodo. O mergulho no entendimento dos indicadores e métricas (regulamentações e conceito de materialidade) é indispensável nesta conversa. Como tornar concreto algo que soa abstrato? Como gerar ações?

Qualquer criação de métricas e indicadores serve para acompanharmos e termos como fazer comparações num horizonte de tempo, a partir de objetivos claros e inteligentemente posicionados por uma estratégia. No caso de ESG (Ecossistema Ambiental, Social e de Governança), indicadores e métricas são cada vez mais necessários, mas precisamos também ter visão de que forma essas métricas e indicadores estão criando valor para o negócio. Em outras palavras, seria como destrinchar o processo de criação de valor através de um modelo de gestão ESG. Isso significa torná-lo tangível, interno e pertencente ao negócio.

Um conceito muito conhecido pelo mercado é o ROI (Return On Investment), logo, podemos pensar num RESG, “Return on ESG”. Existem várias formas de reconstituir o processo de criação de valor através do ESG.

Ao enxergar e atender a materialidade corporativa, com atenção à jornada e às especificidades dos stakeholders, ficam claros a causalidade e o risco que afetam as organizações. Conseguimos assim observar quais práticas ambientais, sociais e de governança criam valor, tendo como ponto de partida o modelo de negócios. Desta mesma forma, acendem as oportunidades que podem ser elencadas conforme suas rentabilidades e trazer assim uma nova visão de RECEITA, UM NOVO NEGÓCIO.

As instituições com poder de regulamentação, ao trazerem para o mercado indicadores e padrões de leitura das práticas ESG, garantem transparência sobre como a organização entende os aspectos ESG dentro da sua realidade e como esta organização pretende criar valor por meio destes aspectos, garantindo o ganho sem transgredir o que é importante e vital a todos.

Aqui na Bravo GRC temos soluções de assessoria ao mercado de acordo com o momento e necessidade de implementação de práticas ESG de cada organização. Desde a fase de diagnóstico, passando pelo walk the talk, análise de riscos e materialidade até a geração de novos negócios, assessoramos os nossos clientes na criação de valor por meio de uma governança equilibrada e integral que contempla todos os seus stakeholders.

Quer conversar com a gente para saber mais sobre a nossa assessoria ESG? Clique aqui e mande um email para nosso time comercial.

a360


a360


uma empresa