Talvez você já tenha ouvido a frase ‘Data is the new oil’ (‘Dados são o novo óleo’, em português). Esta expressão não surgiu por nada. Com o advento da era digital, dados que antes se perdiam em infinitas pilhas de papel hoje podem ser facilmente acessados e armazenados em nuvens online. Em resposta, ciberataques estão se tornando um problema cada vez mais recorrente.
Segundo companhia de produtos de rede e cibersegurança Netscout, o Brasil ocupa hoje o 2º lugar no ranking como maior alvo de ciberataques no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O país norte-americano recebe maior fluxo de ataques, uma vez que detém a maior parte dos data warehouses — bancos de dados utilizados para armazenar informações relativas às atividades de uma organização — no mundo, e porque são alvos de ataques geopolíticos, sendo o país favorito de hackers russos, chineses e do leste europeu. Já o Brasil tem seu destaque devido à defasagem tecnológica e falta de investimentos no setor, tornando-o um alvo fácil.
Dos 6,4 milhões de ataques realizados em 2021, 439 mil foram no Brasil, representando uma porcentagem de 7,1%.
Uma pesquisa desenvolvida pela Veeam Software, empresa de tecnologia da informação, aponta que 76% das organizações pagariam os criminosos em caso de ransomware (sequestro de dados liberados por meio de pagamento). Ainda assim, em 1/3 dos casos os dados não são recuperados, mesmo com o pagamento do resgate.
Estes ataques representam um risco real, que, ao contrário do que se possa imaginar, não afeta somente as grandes empresas, mas também as de pequeno e médio porte. Dessa forma, é essencial que as organizações, visando a continuidade de negócios, se protejam e incorporem questões digitais, como seguros contra ciberataques, à sua gestão de riscos.
Com isso em mente, a Bravo Research, área de insights e inteligência da Bravo, produziu o relatório “Seguros contra Ciberataques: Como otimizar a alocação de capital e mitigar riscos do sistema de informação”, cuidadosamente elaborado para trazer as informações mais relevantes sobre seguros em cibersegurança, dentro de um mercado em plena ascensão.