Originalmente publicado no blog da SAI360, parceira da Ambipar ESG | Bravo GRC para tecnologias GRC.
No complexo ambiente empresarial dos dias de hoje, o compliance regulatório é mais do que apenas uma tarefa a ser cumprida. É um imperativo organizacional crítico e estratégico que pode definir a reputação e o sucesso a longo prazo de uma empresa.
Aderir a regulamentos é vital para todas as empresas. O uso de soluções tecnológicas ajuda as empresas a se manterem seguras e competitivas, possibilitando o rastreamento de regras, a criação de políticas claras e a comprovação do compliance.
Para ajudar as empresas a navegar pelo intrincado cenário de compliance, aqui está nossa lista de cinco etapas:
1. Avalie o cenário regulatório
Identifique os principais órgãos reguladores que governam o seu setor. Entenda os regulamentos específicos que se aplicam às suas operações. Reconheça as obrigações ou mandatos incorporados nestes regulamentos.
2. Elabore políticas eficazes
Elabore políticas que se alinhem com as obrigações e os requisitos regulatórios. Certifique-se de que essas políticas forneçam orientações claras e práticas para compliance.
3. Aproveite a tecnologia para monitoramento em tempo real
Implemente feeds automatizados de fontes confiáveis para receber atualizações regulatórias em tempo real. Mantenha-se ágil, prontamente adaptando suas políticas em resposta a quaisquer mudanças regulatórias.
4. Utilize a coleta de evidências orientada pela tecnologia
Centralize suas evidências de compliance em uma plataforma unificada. Processos automatizados, como auditorias e testes de amostra, garantem o rigor.
5. Opte por soluções de compliance abrangentes
Busque soluções de conformidade personalizadas para o setor. Integre homogeneamente regulamentos, obrigações, políticas e evidências para uma abordagem holística de compliance.
Considerações
Com a abordagem certa, embarcar no caminho para o compliance regulatório pode trazer vantagens estratégicas para uma organização.
As organizações podem atender e superar os padrões de compliance compreendendo o cenário regulatório, elaborando políticas eficazes e aproveitando a tecnologia. E podem salvaguardar melhor a sua reputação e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos.
Nos negócios, compliance não envolve apenas seguir regras; trata-se de estabelecer o padrão ouro para excelência operacional.